Pediatria

Importante

Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações aqui disponíveis possuem apenas caráter educativo.

PEDIATRIA

Pediatria

A Pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.

Os aspectos preventivos envolvem ações como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura).

Já os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças exclusivas ou não da criança e adolescente. O pediatra é o médico com formação dirigida exclusivamente para os cuidados da criança e do adolescente.

Pediatria difere da medicina de adultos em muitos aspectos. As diferenças óbvias tamanho do corpo são em paralelo com alterações de maturação. Quanto menor o corpo de um bebê ou recém-nascido é substancialmente diferente da que fisiologicamente de um adulto. Defeitos congênitos, a variação genética e questões de desenvolvimento são de maior preocupação para os pediatras do que muitas vezes são os médicos de adultos.

Fique atento

Tratamento de uma criança não é como tratar um adulto em miniatura. A principal diferença entre pediatria e medicina de adultos é que as crianças são menores e, na maioria das jurisdições, não podem tomar decisões por si mesmas, por isso o papel do pediatra é tão importante.

Nossas Instalações